Tel: 256 331 450

Fax: 256 331 459

Certificação

WINCODE - Software & Contabilidade

O que é a certificação?

A Administração Fiscal Portuguesa estabeleceu no passado mês de Junho, através da Portaria 363/2010, de 23 de Junho, um conjunto de requisitos que visam incorporar mecanismos de controlo e auditoria integrados nos softwares utilizados pelos contribuintes. Esta medida tem como finalidade facilitar o cruzamento de dados e impedir as fraudes fiscais.

Os sujeitos passivos de IRC e IRS que utilizam programas informáticos de facturação ficam obrigados a utilizar programas que tenham sido previamente certificados pela Administração Fiscal.

Os produtores de software devem proceder ao pedido de certificação das soluções que disponibilizam ao mercado a partir de Setembro de 2010 para que em Janeiro de 2011 possam garantir aos seus clientes a utilização duma solução devidamente certificada pela DGCI.

A partir de Outubro, a Direcção Geral dos Impostos começará a divulgar no Portal das Finanças a lista de todos os programas que venham a obter a certificação no âmbito da Portaria 363/2010, de 23 de Junho.

A animação abaixo exemplifica os procedimentos principais no âmbito da validação de documentos com relevância fiscal. Este é apenas um dos pontos do processo de Certificação, mas concerteza um dos mais visíveis.

Fonte: http://www.softwarecertificado.com

© Copyright - Wincode 2010